Mangas, continua tendo lá no sítio. Mas quis usar umas fatias que congelei na última colheita quando decidi fazer um bolinho rápido de frigideira para receber a nutricionista Irany Arteche que vive em Porto Alegre e veio me visitar (foi ela a coordenadora do projeto Panc e soberania alimentar, em 2008, que deu origem ao acrônimo PANC usado no livro do Valdely Kinupp e Harri Lorenzi e que graças a eles a sigla e o assunto continuam fazendo fama por aí).
Só pra contar rapidamente como fiz: untei uma parte da omeleteira com manteiga e polvilhei farinha. A outra parte, untei com bastante manteiga, polvilhei açúcar cristal e espalhei por cima umas fatias de manga (as minhas, congeladas, mas claro que pode ser com qualquer manga fresca). Depois fiz uma massa de bolo comum - 1 ovo, 1 xícara de leite azul (aquele com jenipapo que já mostrei aqui), 2 colheres de manteiga, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1/4 de xícara de açúcar, 1 pitada de sal e farinha de trigo até ficar com consistência de massa de bolo densa (cerca de 1 xícara). Coloquei sobre as fatias de manga e levei ao fogo bem baixinho. Antes que começasse a dourar a manga e grudasse no fundo, virei a massa e cobri a manga com um pedaço de folha de cúrcuma. Virei de novo a massa e deixei dourar mais um pouco, agora já com a folha. Deixei cozinhar do outro lado e virei sobre um prato. E nhac!
Só pra lembrar que isto é uma cozinha circunstancial, portanto, a receita não existe (se encontrar algo parecido, me mostre!). Fiz assim pela primeira vez e posso fazer de outro jeito na próxima. Ou não fazer nunca mais. Mas gostei do resultado de cor e sabor e queria deixar registrado. Da próxima vez, talvez já coloque no início a folha e passe a manteiga diretamente sobra ela, assim como o açúcar polvilhado. E também vou espalhar sob a manga um pouco de cardamomo triturado. Acho que vai combinar. Fica então a ideia.
Tem outro bolo azul aqui no Come-se. E também no meu instagram: https://www.instagram.com/p/BWIojzbhVP2/ e https://www.instagram.com/p/BWIpcFGhxXl/
Um bolo azul e amarelo para a querida Irany! |