Nhac! |
Já fiz compota com as nêsperas - simplesmente tirei a pele e sementes e cozinhei brevemente numa calda rala. Tenho outras ideias em mente, mas ontem suspeitei que ficaria muito bom um chutney feito com elas - afinal são doces e ácidas como mangas, maçãs. E o complemento de sabor quem dá são as especiarias indianas. Como considero super aprovada a receita que fui construindo com o repertório de chutney de manga que tinha em mente, deixo aqui para quem quiser reproduzir o chutneyde.
Chutney de nêsperas
Coloque numa frigideira 2 colheres (sopa) de óleo. Junte 1 colher (chá) de grãos de cominho e 2 colheres (chá) de sementes de mostarda preta. Leve ao fogo e espere a mostarda começar a pipocar. Junte 1 cebola roxa picada, 2 dentes de alho picados finamente, 2 colheres (chá) de pó de curry e refogue até a cebola murchar. Junte 600 g de nêsperas sem sementes picadas, meia xícara de uvas passas, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada, 1/4 de xícara de açúcar mascavo e 1 xícara de vinagre. Junte uma colher (chá) de sal e deixe cozinhar em fogo baixo até todo o líquido ser absorvido e formar uma mistura cremosa. Guarde na geladeira por vários dias e sirva com carne ou com o que achar que combine.
Rende: umas 2 xícaras
Coloque as sementes na cachaça e deixe uns 15 dias para dar sabor e perfume de cerejas maraschino ou amêndoas amargas. Depois basta juntar uma calda de açúcar e terá um delicioso licor |
Colhemos no domingo |
Muita ainda para ser colhida |