Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Beiju de mandioca com amendoim

$
0
0
O Paladar Cozinha do Brasil acabou, foi um desgaste danado porque a gente quer morrer de tanto pesquisar, porque a gente descobre coisas fascinantes, porque a gente gosta desta vida. Depois que acaba costuma dar um certo vazio, mas por aqui isto ainda não aconteceu, pois sobras de mandiocas pubas, carimãs, massas de mandioca, farinhas de amendoim, de castanha, de babaçu, de jatobá etc continuam à vista e a cada dia que olho pra elas tenho vontade de cozinhar.

O tempo continua curto, mas um beijuzinho sempre dá pra fazer. Este fiz com farinha de amendoim. Lembra um curadá de castanha, só que com amendoim. Nem sei se os índios fazem ou faziam estes beijus com amendoim, só sei que fiz e fica muito bom.

Misturei 500 g de massa de mandioca (mandioca ralada e espremida) que pode ser comprada pronta em algumas feiras livres, com 2 xícaras de farinha de amendoim. Misturei bem, temperei com sal e passei por peneira grossa. Aqueci uma frigideira de ferro e peneirei de novo a massa diretamente sobre ela até preencher toda a altura. Tampei e deixei no fogo baixo por alguns minutos até que a borda começou a se soltar. Virei, cozinhei mais uns dois minutos do outro lado e aí está. Crocante por fora, macia por dentro, quase como um pão. E firme e flexível o suficiente para fazer um sanduíche. Corte o disco em quartos e sirva com manteiga ou peixe ou carne seca ou acompanhando uma sopa. E Nhac!

Cortados em quatro - parte interna

Bordas 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 946