Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Panelas de barro em técnicas ancestrais

$
0
0

Esta é de uma comunidade em Uauá - BA
Se você é daquele ou daquela que quer fazer de tudo para ser autossuficiente, inclusive sua própria panela, ou simplesmente quer saber como as coisas são feitas, esta oficina tem a sua cara.

Esta, eu fiz numa oficina dela no século passado 
Sílvia Lopes é artista plástica, ceramista e pesquisadora de técnicas cerâmicas primitivas. Para nossa felicidade, ela aceitou sair da Chapada Diamantina e vir dar  um mini-curso no Sesc Belenzinho para mostrar que podemos fazer nossa própria panela com um simples pedaço de barro e ferramentas rudimentares.
Você não pode perder. Veja aqui o texto que também está lá no site do Sesc, onde você poderá saber mais sobre as inscrições, que são gratuitas mas devem ser feitas pessoalmente. Esperamos você lá.
----



Panela de Barro em Técnicas Ancestrais
OFICINA COM SILVIA LOPES CHAPADA DIAMANTINA / BA

Essa oficina visa rememorar um dos aspectos da cultura popular brasileira: a panela de barro. O fogo que cozinha alimentos é o mesmo que transforma terra em cerâmica. Muitas vezes a peça de barro que se transformou em cerâmica através da ação do forno volta ao fogo ou forno de cozinha, para dar suporte ao alimento, em um interessante intercâmbio de papéis.

1º Encontro - Teórico: Consiste em uma explanação que abordará sucintamente a história da panela de barro, suas técnicas de modelagem, utensílios utilizados na confecção, acabamento, queima e uso. Para tanto revisitaremos através de fotos e vídeos algumas regiões brasileiras que mantêm ainda como tradição a confecção desse utilitário.  O que fazer para curar uma panela antes do uso, o que observar na hora da compra e a importância do design na cocção dos alimentos também serão questões abordadas pela palestrante.

2º Encontro - Prático: Utilizando barro/argila como matéria prima, o participante modelará uma panela de acordo com uma das técnicas ancestrais apresentadas na aula teórica, tanto de modelagem como de decoração. O resultado será uma panela personalizada. Com essa atividade pretende-se que o participante tenha a possibilidade de vivenciar a confecção de uma panela de barro com técnicas ancestrais.

Obs: não será feita a "queima" da panela

Silvia Lopes 
Cursou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia, porém sua identificação com a matéria prima vinda da terra ganha formas, cores e funções: são esculturas, máscaras, objetos de interior, mandalas e utilitários de cerâmica.  Além de produzir peças contemporâneas, Silvia é estudiosa de técnicas ancestrais de modelagem e engobe e já ministrou cursos de cerâmica primitiva em São Paulo. Atualmente leciona em seu atelier em Lençois, na Chapada Diamantina.

Local: Oficina 2

22/10 A 23/10 
QUI, SEX
19H30 ÀS 21H30

Viewing all articles
Browse latest Browse all 946