Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Pão no lixo

$
0
0
O homem bateu à minha porta, mostrou um pão francês velho e duro dentro de um saco e pediu leite para acompanhar. Tinha acabado de aquecer o leite cru, puríssimo, da roça, ainda cheiroso. Coloquei num vidro grande de boca larga e aproveitei para dar também um pão que tinha feito no dia anterior. Fiquei com dó ao ver aquele pão duro que acompanharia o leite. Está certo que não foi das melhores fornadas, mas tampouco estava ruim. Cheio de grãos, farinha orgânica, levain. Ele pegou o leite e o pão e saiu. Continuei comendo do pão daquela mesma fornada por mais uns 4 dias. Mas dois dias depois do ocorrido, fui andar com a Dendê e a poucos metros da minha casa .. Epa, reconheço este pão!  Jazia ali meu pão já molhado, já meio mofado, abandonado. Nem outro mendigo além dele quis. Nem o lixeiro levou. Ainda estava embrulhado. Sequer foi aberto para atestar a pressuposta ruindade do pão. Fiquei triste mas acho que desta vez aprendi. E depois até achei graça. Já não é a primeira vez que isto acontece. 

Da mesma fornada, este sim, já com uns cinco dias, já meio duro. Passei
manteiga e torrei e ficou delicioso


Anos atrás, um andarilho pediu um abridor pra abrir uma lata de salsicha. Como estava fritando pescada fresquinha, coloquei uma ou duas, já não me lembro, dentro de um saco de papel ou embrulhei num guardanapo, também não me lembro (talvez já tenha contado isto aqui no Come-se, também não me lembro...). Só sei que o peixe estava quentinho e sei também que ele recusou. Disse que só tinha pedido o abridor. Fiquei com cara de tacho.   Moral da história: só dê aquilo que foi pedido. E a outra moral é que preciso aprender a fazer pães mais apetitosos e ver o que acontece com meu forno que  não anda dourando meus pães. 

(Mas, ok, não dá pra julgar o juízo do homem - pode ser que fosse louco e que realmente só quisesse mesmo beber um pouco de leite). 

Da mesma fornada. Quando ficaram realmente duros, viraram torradas
com manteiga. Mas aquele estava ainda macio e fresco.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 946