Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Bolo salgado de abóbora, mandioca e guandu. Sem trigo

$
0
0
Aquelas abóboras bicolores, verde-e-amarelas,  continuam a surgir espalhadas sobre a braquiária. Os pés foram plantados sem nenhum planejamento quanto ao preparo da terra. Afastou-se a braquiária e enfiou-se ali uma mudinha que fiz em copo plástico a partir de uma semente que tirei de outra abóbora.  Isto prova que a rústica abóbora é o alimento do futuro. A polpa é rica em fibras, vitaminas e minerais e as sementes, em óleos e proteínas. E é pouco calórica.  Embora eu tenha ganhado uma abóbora pequena no Revelando São Paulo, da qual tirei as sementes, não é difícil encontrar saquinhos para comprar nas gôndolas de sementes de hortaliças sob a denominação "abóbora brasileirinha". 

As folhas jovens e cambuquira (brotos), também comestíveis
Já dei várias destas abóboras de presente, coloco na comida da Dendê e dos gatinhos Biju e Tapioca -  que ainda não provaram ração, no lobozó, na sopa, no pão etc E seguimos comendo dia sim, o outro também. 

Em Piracaia, quase todo sábado, desde que começamos ter abóboras, faço para o almoço alguma carne com o  legume - carne moída, linguiça fresca, pernil de porco etc.  E às vezes me empolgo tanto que os cubos não cabem na panela. Foi isto que aconteceu neste fim de semana. Um saquinho veio pra São  Paulo cheio de cubinhos que precisavam ser usados. 

Feijão guandu verde 
Havia também mandioca trazida do sítio do caseiro (logo vamos ter as nossas), que eu já havia descascado e que exigia providência. Sem falar nos grãos verdes de guandu que colhemos aguardando andamento. O jeito foi congelar uma parte de mandioca e do feijão fresco e juntar o que restou num prato só, aproveitando que os ovos caipiras agora também são abundantes. 

Comida dos gatinhos congelada: arroz  integral, fígado e... abóbora
Não foi difícil. Bastou a lembrança daquelas massas que faço com mandioca e que não levam farinha de trigo para surgir uma torta de liquidificador ultra rápida e fácil, desde que tenha um liquidificador, claro  - se tiver que ralar tudo finamente,  e é possível,  já não será tão fácil e rápida.

Feira trazida pelo caseiro: abacate, batata-doce, ervilha, mandioca, ovos etc


Bem, para fazer a torta, foi só bater no liquidificador 400 g de abóbora picada com 5 ovos e, aos poucos, juntar 200 g de mandioca picada. Quando estiver tudo bem triturado e cremoso, junte 1 colher (chá) de sal e 1 colher (sopa) de manteiga e 2 colheres (sopa) de queijo meia cura ralado. Bata bem e desligue o aparelho. Junte 4 colheres (sopa) de cebola picada, pimenta vermelha  e cheiro verde picado a gosto, e meia xícara ou mais de feijão guandu verde, cozido por 10 minutos e escorrido. Misture com colher e despeje em forma retangular ou quadrada média (cerca de 25 x 20 cm) ou redonda que comporte a massa,  untada e polvilhada com farinha de mandioca fina. Se quiser, polvilhe queijo ralado na superfície. Leve para assar em forno médio até a massa ficar firme e começar a se soltar das bordas. Sirva com salada e nhac!  É bom também para levar em piqueniques ou de lanche. 








Viewing all articles
Browse latest Browse all 946