Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Pão australiano de fermentação natural

$
0
0

Se quiser, faça uma decoração com fubá antes de assar 
Use uma máscara para fazer desenhos




As bolinhas cruas 

Pra falar a verdade, não frequento o restaurante Outback e portanto nunca comi esse pão lá. Mas já experimentei em algum outro lugar, algum picnic talvez, e me lembrava do sabor e da cor.  Na onda de fazer pão doce (o pão neidone - logo darei a receita), resolvi arriscar uma versão desse pão com fermentação natural e com modo de preparo parecido com os pães que já faço. As receitas que vi por aí são muito parecidas. Então adaptei a fórmula que tirei daqui e corrompi todo o modo de preparo. Mas se quiser ver a versão original feita com fermento biológico seco e técnica um pouco diferente, veja lá no link.  

Ao fazer, fui pesando e anotando e deixei, portanto, minha receita em gramas para facilitar a minha e a sua vida - acho melhor do que ficar contando colheres e xícaras, com risco de colocar mais ou menos. Medi a água que usei e deu uma medida cheia para a consistência de levain que usei (reforma do levain 1, 3, 3).  Mas dependendo de como reforma seu levain, pode precisar de menos ou mais água. 

Só para lembrar, parece que esse tipo de pão é como nosso pão francês, que só existe por aqui. Então, segue aqui minha receita adaptada de pão australiano que provavelmente você nunca comerá fora do Brasil. Ah, no meu também acrescentei alcaravia, pois acho que combina com pães escuros como os alemães povoam minha imaginação. Bom pra comer com manteiga, geleia etc.



Pão australiano com fermentação natural 

400 g de levain bem borbulhante 

500  ml de água (aproximadamente)

200 g de farinha de trigo integral 

200 g de farinha de centeio 

600 g de farinha de trigo branca 

20 g de cacau em pó

100 g de açúcar mascavo

180 g de mel 

50 g de manteiga em temperatura ambiente (em ponto de pomada)

1 colher (chá) de sal 

1 colher (chá) de alcaravia 

Fubá para polvilhar

Na tigela da batedeira, com gancho para massas, ou numa bacia comum, coloque o levain e 400 ml da água. Misture bem e junte a farinha. Misture e junte todos os outros ingredientes. Bata na batedeira por cerca de 10 minutos, juntando o restante da água aos poucos, conforme necessário para uma massa macia - eu usei exatamente 500 ml. Se estiver trabalhando sem batedeira, vá misturando com as mãos até formar uma bola macia e bem homogênea.  Forme uma bola e passe para uma tigela limpa e untada com azeite. Cubra com pano úmido e a cada meia hora faça dobras pra cima, espichando as bordas, como se estivesse embrulhando um presente. Faça isso 4 vezes. Depois de mais 20 minutos da última dobra, divida a massa em 8 porções, modele os pães e passe-os por fubá. Cubra com pano e deixe fora da geladeira até dobrar de volume. Faça cortes com lâmina e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 ºC (usei o forno com ventoinha, com aquecimento em cima e embaixo e deixei assar por 40 minutos) ou simplesmente asse em forno médio por cerca de 40  minutos.  Espere esfriar antes de partir. Se a casca ficar dura, cubra com pano úmido enquando deixe esfriar numa grade. 

Esse foi assado no forno solar, mas é assunto para outro post



Viewing all articles
Browse latest Browse all 946