Faz tempo que me pedem um bolo de fermentação natural. Já fiz uma vez um de cenoura, mas nem sei se está aqui no blog ou no instagram. Resolvi fazer um para usar o cacau que tinha guardado (já não me lembro mais de quem ganhei) e o chocolate cem por cento cacau da Arcelia Gallardo, que ganhei da própria. Fiz duas vezes pra chegar ao que queria e, claro, sempre tem espaço para melhorias. Comecei me baseando numa receita de bolo de chocolate que já publiquei no blog tempos atrás e fica uma delícia (veja aqui) . E fui fazendo mil adaptações até chegar ao que considero do meu gosto. Não sei se será do seu porque é meio rústico, tem pedacinhos de cacau que triturei com casca, tem grãozinhosde especiarias, tem farelo do trigo, do centeio, mas é tudo o que gosto num bolo. E pra cobertura, fui me aventurando na panela de banho maria. Um pouco de leite junto ao chocolate picado, um pouco de açúcar, um pouco de licor de umê que eu fiz. Mas vou deixar a receita tal qual eu fiz e você faça as modificações que julgar pertinentes, começando por mudar o cacau bruto por cacau já em pó que será mais fácil de encontrar.
Com morango do quintal |
Com café. Nhac! e |
Dendê desesperada |
Furadinho, recebeu banho de licor de umê |
Este primeiro ficou meio seco, embora fofo |
Cacau torrado e passado no liquidificador |
Esse primeiro, meio seco, embora gostoso |
A massa do segundo, com açúcar mascavo |
A fórmula, conforme fui fazendo |
Bolo de cacau e especiarias com fermentação natural
100 g de levain (fermento natural) já ativado e aerado
300 ml de água
200 g de farinha de trigo branca
100 g de farinha de trigo integral
50 g de farinha de centeio
100 g de manteiga
100 g de óleo
250 g de açúcar mascavo
3 ovos
1 xícara de cacau moído
2 colheres (sopa) de especiarias trituradas misturadas (cardamomo, anis estrelado, cravo, canela)
1 pitada de sal
Passas, nozes e raspinha de laranja a gosto
Licor de umê para umedecer
Cobertura: cacau cem por cento derretido com um pouco de açúcar, leite e licor de umê (use uma cobertura de chocolate à sua escolha)
Misture bem numa tigela o levain com a água e junte as outras farinhas. Cubra com pano úmido e deixe fermentar por cerca de 6 horas.
Numa batedeira coloque a manteiga, o óleo e o açúcar e bata bem. Misture os ovos inteiros e vá juntando à mistura da batedeira com o aparelho ligado. Deve ficar uma mistura bem cremosa. Junte aos poucos a mistura de farinha fermentada, o cacau, as especiarias e o sal, sem parar de bater, até a massa ficar homogênea. Junte passas e nozes a gosto (opcional). Distribua a massa entre duas formas de bolo inglês untadas e enfarinhadas e deixe em temperatura ambiente até que fermentem e quase atinjam a borda da forma (cerca de 3 horas).
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190 C, por cerca de 40 minutos ou até que enfiando um garfo ele saia limpo. Espere esfriar um pouco, desenforme, fure e regue com um pouco de licor (pode ser de sabugueiro) e coloque a cobertura de chocolate (se preferir, misture chocolate em barra com mesma quantidade de creme de leite e derreta em banho-maria). Se quiser, espalhe por cima raspinhas de laranja. Preferi os morangos do quintal.
Espere esfriar e seja feliz.
Rende 2 bolos.