Os ingredientes são estes que você vê na foto. A inspiração é a receita de maxixada registrada no livro de Ana Rita Dantas Suassuna (Gastronomia Sertaneja). Outro dia marcamos um encontro aqui em casa com amigas jornalistas de comida e Ana. Foi só uma farra informal. Cada uma trouxe algo de beber e/ou de beber e, pronto, passamos horas bem agradáveis até de madrugada.
Ana Rita trouxe maracujá e mel para fazermos cachimbo - assunto para outro post -, salada de cuscuz e maxixe já cozido no tempero para terminar de preparar aqui, adicionando leite de coco, que ela trouxe de garrafinha. A maxixada fez tanto sucesso que no outro dia já estávamos todas nós querendo repetir. Tem tudo lá no livro dela. Janaína fez com quiabos e eu, com caxi. Claro, o maxixe é delicioso com aquelas sementes estourando entre os dentes e sabor algo salgado e pepinoso. Mas não tínhamos maxixe e percebemos que a técnica vale para uma porção de legumes, especialmente os verdes que ficam bem marcados boiando no mar leitoso de coco. Repeti algumas vezes o prato, mas este que apresento, em que incorporei o que tinha de verde na geladeira, incluindo agora o maxixe, foi o de que mais gostei depois da maxixada. Então, aqui vai a receita, mas você pode improvisar também, mudar, inovar, para, finalmente voltar à essencial maxixada.
Verdes no leite de coco: caxi, maxixe, quiabo e chuchu
Numa frigideira ou panela, coloque uma cebola roxa fatiada (guarde umas rodelas para o final), 2 dentes de alho picado, um punhado de folhas de coentro picado (deixe umas folhas inteiras para o final), pimenta cambuci a gosto picada e um pouco de óleo. Refogue em fogo médio sem deixar corar. Só para murchar. Acrescente caxi, chuchu (usei mini-chuchus) e maxixe, todos picados e refogue rapidamente. Tempere com sal, misture e junte água quente que os cubra. Deixe cozinhar em panela aberta em fogo baixo até a água secar um pouco e os legumes ficarem cozidos. Junte alguns quiabos e pimenta verde ardida picada. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos ou até o quiabo ficar macio, mas ainda bem verde. Junte leite de coco (que fiz com coco fresco batido com água morna e espremido no pano) e umas gotas de limão. Confira o sal e corrija, se achar necessário. Desligue o fogo assim que ferver e junte a cebola roxa e o coentro reservados. Sirva com arroz ou cuscuz de milho e nhac!