Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Uma trufa de verão e o dente-de-leão. Ou talharim de dente-de-leão com tartufo na manteiga

$
0
0
Já ia até dizendo tartufos em vez de tartufo. Porém, era só um que havia no vidrinho. Ganhei da amiga Marly, que trouxe da Itália. Ele ficou rodando pela cozinha e eu sem saber o que fazer. Até que tive que usar o dente-de-leão que também tinha colhido sem ideia do que iria virar. Já falei da erva aqui: http://come-se.blogspot.com.br/2009/01/tempo-de-dente-de-leo.html

O dente-de-leão veio na colheita do dia (todos os itens foram colhidos
nas ruas do meu bairro, incluindo a macaúba)

O tartufo de verão

Pensei, então, em fazer um macarrão com o dente-de-leão no molho, com linguiça ou bacon, cuja receita já dei aqui no come-se e está no link acima. Mas queria poder usar o tartufo,  que se perderia no meio do mato. Pronto, então, vou fazer spatzle. Até comecei do mesmo jeito, cozinhei a erva, juntei ovo e água e bati no liquidificador. Mas lembrei que, além de ter comido spatzle de algum outro mato no dia anterior, também me ocorreu que não combinaria muito o tartufo com a massinha. Foi então que decidi fazer o macarrão com o dente-de-leão na massa. Como se fosse uma massa de espinafre, só que com o começo da massa de spatzle, que já não dava mais pra mudar. Na massa clássica, não entraria água. Aí está a diferença, mas deu tudo certo.

Aliás, posso dizer que ficou quase perfeito (claro que não serviria pra minha amiga Ana Soares, do Mesa 3, por exemplo).  O amargo do dente-de-leão não se percebeu no talharim, que ficou com sabor herbáceo e coloração verde discreto. Combinação, agora sim, perfeita para o tartufo fatiado fininho passado na manteiga. Para finalizar, umas lascas de queijo canastra da Romilda, só um pouquinho pra enfeitar e não se sobrepor ao tartufo nero (Tuber aestivum, scarzone ou trufa de verão é um tipo mais acessível de trufa, com uma crosta agradável de mastigar, crocante, friável, uma polpa macia e um sabor delicioso). Então, a quem possa interessar, a massa que fiz.



Talharim de dente-de-leão: cozinhe em água por cerca de 5 minutos um tanto de folhas de dente-de-leão de modo que depois de cozidas e espremidas rendam meia xícara de chá.  Coloque a erva numa xícara inteira, junte um ovo e complete com água. O conjunto todo dará uma xícara. Bata tudo no liquidificador com uma pitada de sal. Passe para uma tigela e junte farinha de trigo à medida que vai amassando, até conseguir uma massa bem densa. Sove bem, abra na máquina de fazer macarrão e corte em espaguetes.  Se não tem a maquininha, abra com rolo até ficar bem fininha a massa, sempre polvilhando com farinha. Enrole e corte os talharins. Vá colocando sobre pano polvilhado de farinha. Cozinhe em água abundante por alguns minutos e sirva com molho. O meu fiz apenas aquecendo uma colherada de manteiga e juntando metade da trufa picadinha. Quando a manteiga começou a dourar, desliguei o fogo, juntei a outra metade da trufa fatiada e misturei à massa escorrida. Umas lascas de queijo e nhac! (pra dois a manteiga com trufa, mas a massa rende 4 porções).

E nhac! 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 946