Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Mandioca encruada. Ou cubos de mandioca

$
0
0
Só um jeito de aproveitar
Com estas não há problemas
Não é toda hora que a gente tem a sorte de comprar uma mandioca que cozinha bem. Às vezes numa mesma leva, ou de uma planta,  é possível encontrar aquela que não cozinha de jeito nenhum. Fica dura e vidrada, em vez de macia e cremosa.  As razões para isto são pouco conhecidas, mas pesquisadores acreditam que uma das causas do fenômeno está ligado à redução do amido e aumento dos açúcares que podem ter sido provocados por alguma situação de estresse na planta. Infelizmente não se pode observar o defeito na compra. E aí não adianta fazer promessa pra santo, botar a mandioca na panela de pressão, nada vai demovê-la da ideia de se manter intratável.

Não servirá pra comer com melado, fritar para ficar crocante, fazer purês, bolinhos, nada. Mas não estará perdida se você batê-la no processador, congelar e fritar. Foi o que fiz. Sempre ficava inconformada de ter que dispensar a mandioca vidrada que demandou tempo de cultivo, de colheita e de coção, além de água e calor para cozinhar. Então resolvi bater no processador a mandioca já salgada até ficar uma mistura uniforme e granulada.  Coloquei em forminhas quadradas (e também nas redondas) de alumínio ligeiramente untadas com óleo, pressionando bem. Tinha visto os cubos feitos com outra técnica e com mandioca normal aqui. Então, estes e os dadinhos de tapioca do Rodrigo, do Mocotó, foram minhas inspirações. Só tive a ideia de usar a mandioca encruada para aproveitar.  Na minha massa não usei nada além de sal.  E servi com molho agridoce. Da próxima vez, vou rechear os cubinhos com queijo. Bem, levei ao freezer e assim que ficaram congelados, tirei das forminhas e deixei num recipiente bem fechado. Os cubos ficaram soltinhos.

Aqui está um exemplo de mandioca encruada. Nem o melado salva. 
Na hora de servir, simplesmente joguei ainda congelados os cubinhos direto no óleo quente. Deixei fritar até que ficassem dourados e, aí sim, bem crocantes.  Fiz um molho diluindo no fogo com água e limão um pouco de geleia de pimenta temperada com sal (ou misture geleia de tangerina ou laranja com pimenta picada, suco de limão e sal - dilua no fogo).   Juntei uma coisa com a outra e nhac!  Os cubos ficam crocantes por fora, cremosos por dentro com textura ligeira e agradavelmente granudada. No sabor, mandioca frita.  Quando servi para os amigos, com cerveja, não vencia fritá-los. Era colocar na mesa e acabar. Ninguém percebeu que aquilo um dia foi uma mandioca encruada.


Em cubos menores 

Em cubos grandes. E nhac! 





Viewing all articles
Browse latest Browse all 946