Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Sabudana de festa. Ou sagu de festa tropical

$
0
0
Seria pura vaidade minha não publicar esta receita apenas porque a foto está feia. Acho que ela ainda pode ser útil aqueles com dúvidas sobre o que fazer para esta noite ou para o reveillon. Para servir quente ou frio. Para comer em casa ou levar pronto para onde for. É uma verdadeira comida de conforto que você pode ir variando conforme seu gosto. O principal é saber hidratar corretamente o sagu. 

Quem me apresentou este prato indiano à base de sabudana (sagu) e o jeito certo de hidratar foi minha amiga Ana Laura. Depois que descobrir como é possível deixar as bolinhas soltas e cozidas, você vai querer inventar maravilhas. Portanto, deixo aqui a receita como me foi passada. Já fiz com amendoim e também como castanha de caju, mas pode ser qualquer ingrediente crocante. Já coloquei cebola, já hidratei o sagu com água de cúrcuma, já juntei folhas de curry junto com o cominho, acrescentei sementes de mostarda etc. Enfim, tenho certeza que também criará sua própria versão.  A minha, batizei de "sagu tropical". 

Boas festas!  O Come-se volta no dia 06 de janeiro. 


Sagu tropical 

3/4 xícara de pérolas de tapioca (sabudana) 
1 xícara de água
3 colheres (sopa) de óleo 
2 colheres (chá) de sementes de cominho
1 batata grande cozida, descascada e cortada em cubos (a minha, já cozinhei em cubos no vapor)
8 tomates cereja cortados em metades - ou 1 tomate picado em cubos
1/2 colher (chá) de pimenta vermelha em pó
1 pimenta dedo-de-moça verde, finamente picada
1/4 xícara de amendoim tostado (ou castanhas como a da amazônia ou caju, que eu prefiro)  
1/4 de xícara de uvas passas e/ou damascos picados
Sal a gosto
Coentro picado a gosto
2 colheres (sopa) de suco de limão fresco ou a gosto

Hidrate a tapioca: lave para tirar o excesso de amido solto e cubra as bolinhas com água. Deixe hidratando por 30 minutes. Escorra os grãos numa peneira e jogue fora a água.  Cubra a peneira com pano úmido e de hora em hora pulverize água sobre as bolinhas, soltando-as com um garfo e delicadeza. Faça isto durante 6 horas. A ideia é que as bolinhas absorvam água lentamente. Assim, não ficarão grudentas depois.  Ok, se você não quer ter todo este trabalho, deixe de molho durante uma noite, escorra pela manhã e deixe na peneira por cerca de 4 horas ou até o momento de preparar. Estas bolinhas já hidratadas podem ser guardadas na geladeira para usar depois. 

Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio. Junte as sementes de cominho e espere começar a pipocar.  Acrescente as batatas em cubos e refogue-os por 5 minutos ou até começar a ficar crocante. Neste momento, se quiser, junte uma pitada de cúrcuma em pó (eu uso no meu). Em seguida adicione o tomate picado, pimenta em pó e a pimenta picada e refogue rapidamente, só para o tomate murchar (3 a 4 minutos).  Coloque o amendoim torrado ou as castanhas e as frutas secas e tempere com sal a gosto. Refogue só para aquecer bem (1 a 2 minutos). Junte o sagu e o coentro e já desligue o fogo. Vá mexendo devagar até as bolinhas ficarem translúcidas. O sagu vai cozinhar só com o calor dos ingredientes e da frigideira.  Se não desligar o fogo, o sagu vai cozinhar e ficar grudento. Espalhe por cima o suco de  limão, mexa e sirva quente ou espere esfriar e sirva morno ou frio.
Rende: 4 porções 

Viewing all articles
Browse latest Browse all 946