Deu vontade de fazer malabie ou creme de arroz com calda de damasco e água de rosas, então aproveitei que tinha arroz cateto (mas pode ser qualquer um) e resolvi deixar de molho da noite para o dia. No dia seguinte não deu tempo e apenas troquei a água do arroz e só fui mexer com ele no outro dia. Portanto, ficou duas noites de molho - mas uma basta.
Aqui no blog tenho outra receita de malabie feita com araruta, numa interpretação bem pessoal. Dessa vez, fiz mais ou menos como a receita árabe original - com arroz em vez de amido. Ok, só usei o guaco pra perfumar o leite, mas não precisa se não quiser. A erva aromática e medicinal tem perfume de cumaru/ fava tonka ou amburana. Ficou sutil. Não segui exatamente uma receita porque só precisava de quantidade suficiente de arroz pra espessar um litro de leite e adoçar a gosto. Para fazer manjar, basta usar um pouco mais de arroz ou menos leite e acrescentar coco ralado. Em vez de damasco, ameixa em calda. Bem, minha receita ficou assim:
Malabie com damasco (e guaco)
Creme
1/4 de xícara de arroz branco cru
1 litro de leite
50 g de açúcar ou a gosto
1 pitada de sal
5 folhas de guaco, se te apetece, para perfumar o leite
Calda
1 xícara de damasco cortado ao meio e hidratado em 2 xícaras de água por 3 horas
1/2 xícara de açúcar ou a gosto
1/2 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
Deixe o arroz de molho em água por uma noite ou mais. Bata no liquidificador com metade do leite e o açúcar até formar um creme bem liso. Coloque numa panela, junte uma pitadinha de sal e leve ao fogo com o leite restante (se quiser, perfume o leite com folhas de guaco - afervente com as folhas e espere esfriar antes de descartar as folhas). Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar (cerca de 5 minutos). Tire do fogo e distribua em tigelinhas ou em uma travessa grande.
Faça a calda: cozinhe o damasco com a água até ficar macio. Junte o açúcar e cozinhe até formar uma calda. Se quiser aumentar a quantidade de calda, junte mais açúcar. Junte a água de flor de laranjeira e espere esfriar.
Distribua a calda sobre o malabie e sirva gelado. Se quiser, junte uma gota de água de flor de laranjeira nas tigelinhas ou na travessa antes de despejar o creme.
Rende: 8 porções
O guaco, que tem perfume de amburana ou fava tonka (cumaru), comprei do meu vizinho Benjamim, um menininho que fez macinhos da erva e ofereceu a dois reais aos vizinhos. Um amor! |