Meu kimchi está quase acabando e eu ainda não dei aqui a receita. É tanta coisa acontecendo, que sou estou dando conta de ir contando no instagram (acesse meu perfil clicando aí nas fotinhas do lado direito) . Então, antes de atualizar o blog, vou dar a receita que aprendi no blog Testado e Aprovado (veja aqui a receita) :
Lá está tudo explicadinho com fotos do passo-a-passo, do jeito que foi feito na Coreia.
Antes, pra quem não sabe, kimchi é uma conserva fermentada coreana feita de vegetais bem apimentados, especialmente acelga. Depois de pronta, pode ser consumida fresca, mas eu prefiro bem fermentada. Quando mais tempo passa, melhor e mais apurado fica o sabor. Eu como até no café da manhã.
A receita com pequenas adaptações (Receita original do blog Testado e Aprovado)
Kimchi de acelga
1 acelga bem grande, com cerca de 2,7 kg
12 xícaras de água fria
1 e ¼ de xícara de sal grosso
Depois de cinco horas
1 xícara de água
1 e ½ colher (sopa) de farinha ou fubá de arroz dissolvida em 2 colheres (sopa) de água
Temperos
1 cebola média cortada em 4 e depois em finas fatias
1/4 de maçã verde média descascada e sem as sementes
5 dentes de alho grandes
2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado
2 colheres (sopa) de molho de anchovas ou molho de peixe (eu usei soro de kefir de leite)
2/3 de xícara de pimenta vermelha em flocos (pode ser comprada em casa de produtos orientais – peça pimenta para kimchi)
3 colheres (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de gergelim
2 xíc. de nabo descascado e cortado em filetes
2 xíc. de cebolinhas cortadas em filetes2 xícaras de nabo descascado e cortado em filetes
2 xícaras de cebolinhas cortadas em filetes
Se houve folhas rasgadas e amassadas por fora, descarte até que a acelga fica bem limpa. Lave inteira, sem cortar. Corte em 4 pedaços de comprido. Retire parte do miolo de cada quarto, deixando um pedaço para manter as folhas juntas.
Numa bacia grande, coloque a água e ¾ de xícara de sal. Misture até dissolver. O restante do sal, divida em 4 partes, uma para cada pedaço de acelga. Vá abrindo as folhas e espalhando o sal entre elas, passando principalmente na parte mais grossa.
Mergulhe os pedaços na água salgada, apoie um prato sobre a água e coloque por cima um peso para manter a verdura submersa (pode encher a panela de água pra fazer peso).
Deixe assim por cerca de 5 horas ou de um dia para outro.
Depois de cinco hora ou no outro dia
Escorra os pedaços de acelga e enxague bem, umas três vezes, até sair bem o sal. Deixe escorrendo num escorredor.
Faça agora um mingau com a farinha de arroz. Ferva a água e junte a farinha dissolvida. Mexa bem, em fogo médio, até engrossar. Desligue o fogo e espere esfriar.
Faça o tempero: bata no liquidificador ou no processador ¼ da cebola, o pedaço de maçã, o alho, o gengibre e o molho de anchovas. Na mesma bacia onde a acelga ficou de molho, coloque o mingau de arroz frio, a pimenta, o açúcar e a mistura do liquidificador. Misture tudo muito bem. Junte, nesta mistura, o nabo, a cebolinha, a cebola e o gergelim. Em seguida, vá passando (de preferência usando luva) esta mistura apimentada entre as folhas de acelga. Reserve ¼ da mistura para cada quarto de acelga. Cubra com o resto do molho e feche bem. Pode guardar na geladeira para que vá fermentando aos poucos. Depois de uma semana estará muito bom. Mas se quiser pode consumir fresco que já é delicioso.
Isto agora é para a fermentação em temperatura ambiente, do jeito que faço.
Coloque a acelga com os temperos num vidro grande com sobra de uns 4 dedos – porque vai inchar com a fermentação. Coloque uma tampa com air lock (válvula para fermentação) ou selo d´água e deixe 3 ou 4 dias. Quando não sair mais gás, quando parar de borbulhar, pode fechar bem e guardar na geladeira. Pode usar também uma luva de latex, como mostro aqui. Escolha seu método preferido.
Depois de fermentado, se quiser, pode picar a acelga e colocar em vidros menores para guardar na geladeira.
Rende: 4 vidros de 1 litro