Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Cenoura orgânica de Piracaia em Pesto e Pão

$
0
0
Colhi um pouco, deixei outro tanto na terra. Orgânicas, as cenouras estavam docinhas e as ramas, de um verde radiante. É claro que não dá pra desperdiçar ramas frescas e sem veneno.  Viraram pesto, pois.





Foi só lavar, tirar os talos mais grossos e triturar no processador junto com cebolinhas e manjericão também colhidos na horta além de macadâmias da Casa da Macadâmia, cultivadas em Piracaia - e compradas no Armazém Santa Sofia. Com azeite e sal. Dura uns dias na geladeira.  Uma parte foi pra filha, outra ficou ainda sem destino certo na geladeira. Hoje o pão feito com a cenoura propriamente dita pedia uma manteiga verde que foi feita misturando partes iguais de manteiga molinha com o pesto pastoso. E nhac!  Acompanhado de kombucha de pitanga (o kombucha  pronto, deixado em contato com algumas pitangas amassadas por 2 dias em vidro fechado e depois engarrafado com 1 colherada de xarope de hibisco). Deixe fora da geladeira por cerca de 3 dias e leve à geladeira. Use garrafa pet apertada no meio se quiser controlar melhor a fermentação. Mas deixe que explico no próximo post.

Quanto ao pão de cenoura, não tem segredo. Uso sempre a mesma fórmula, só mudando o legume, a água e os temperos. Aqui vai.

Pão de cenoura com fermentação natural

200 g de fermento natural (levain, reformado cerca de 12 horas antes)
300 g de cenoura cozida
200 g de água (aproximadamente)
500 g de farinha de trigo
10 g de sal  (1 colher de sopa)
1 punhado de uvas passas
Uns raminhos de alecrim fresco

Bata no liquidificador o fermento, a cenoura e parte da água (reserve uns 50 ml). Passe para uma tigela, junte a farinha de trigo e o sal e misture bem. Se precisar, junte o restante da água. Se precisar, junte ainda mais (a quantidade vai depender da umidade da cenoura).  Junte o sal, as passas e o alecrim e amasse com as mãos só até a massa ficar homogênea - não é uma massa firme. É mais para grudenta. Passe para uma bacia de plástico levemente untada com óleo, feche bem e espere meia hora. Dobre a massa como se fosse um envelope. Feche e espere mais meia hora. Dobre de novo e espere mais meia hora. Faça uma bola ou um pão de formado mais alongado com massa e coloque pra crescer numa cestinha forrada com pano de algodão ou linho bem enfarinhado. Deixe coberto com plástico em temperatura ambiente. Quando a massa estiver crescida (aperte com o dedo - ela volta rapidamente à posição anterior), e isto pode demorar de 2 a 6 horas a depender da temperatura, leve ao forno bem quente (250 ºC) uma panela de ferro com sua tampa (que possam ir ao forno e que comportem a massa de pão, claro). Depois de uns 20 minutos, enfarinhe bem e despeje a massa. Faça cortes com lâmina bem fina, tipo Gilette. Feche a panela e deixe assar por 20 minutos. Tire a tampa, diminua a temperatura para 220 ºC e asse por mais 30 minutos.  Desenforme, espere esfriar e só então corte as fatias.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 946