Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Beterraba em calda

$
0
0
Tudo começou porque queria algo de cor viva para colocar em cima do kefir. Pensava em frutas vermelhas, mas cadê? Não consigo ter coragem de comprar morangos não-orgânicos, mirtilos estão caríssimos, jabuticabas já se foram, assim como as amoras. Restou a beterraba orgânica que compro no sacolão do Seu Emílio. Cortei em pedacinhos, depois fatiei em rodelas finas, só pra ver o melhor formato. Mergulhei tudo em água com cal virgem (que compro em lojas de doces e festas no Mercado da Lapa, própria pra doce), numa proporção de 1 colher (chá) para 1 litro de água, totalmente intuitivo e baseado na experiência anterior.  Na experiência anterior, deixei cubinhos de beterraba numa solução mais concentrada e por tempo maior, cerca de 1 hora. A beterraba não soltou cor para água e perdeu a linda cor, ficando com cor de palha, um marrom claro horrível para uma beterraba.  Então reduzi a cal e os minutos.

Sei, sei, o que você quer é saber a receita, sem delongas, né?  Bem, a primeira parte, já disse. Depois de apenas 10 minutos, escorri a água com cal e enxaguei bem. À parte, fiz uma calda com 1 xícara de açúcar e 1 xícara de infusão de gerânio-cheiro-de-rosas bem forte. No meu caso, só tinha 2 beterrabas. Se quiser fazer com mais, aumente a proporção de calda - a de cal, nem precisa, a menos que ela não cubra os pedaços de beterraba que tem em mãos.

Depois de ferver a calda, com o açúcar já diluído, juntei os pedaços de beterraba e deixei cozinhar por cerca de 20 minutos. Se a calda secar, junte mais água. E aí está.  Coma com iogurte, junte uma colherada na vitamina substituindo o açúcar e acrescentando cor, coloque na salada etc.





Viewing all articles
Browse latest Browse all 946