Por aqui a ponte do feriado esteve congestionada, mas só de coisas boas. Teve pão de banana verde com castanha, Revelando São Paulo em São José dos Campos, viagem pra conhecer o sítio de Frutas Raras, do Helton Josué e ainda mutirão na horta com direito a almoço no bosque. Então, aguarde. Tudo isto pra contar.
Enquanto não organizo as fotos - amanhã, certamente, deixo aqui um rabicho do post anterior, sobre o feijão mangalô ou lablab. Disse que as folhas são comestíveis, não disse? Pois aí está a prova. Elas são, quando mais velhas, bem fibrosas e sem sabor, mas quando jovens, ficam macias depois de uns 10 minutos de cozimento em água salgada e podem ser usadas como se fossem folhas de espinafre. São ricas em nutrientes e podem incrementar outros pratos como arroz, sopas, massas, recheios, purês. Tem um sabor discreto de vagem. Quem tem por perto um pé de feijão mangalô terá comida durante quase o ano todo. No inverno, a planta fica menos produtiva.
Fiz o purê de mandioca pensando em deixá-lo colorido e com sabor de vagens frescas. Aí está registrado o que fiz por intuição. Portanto, você pode mudar à vontade, sem medo de errar. Em vez de cominho e cúrcuma, por exemplo, apenas doure cebolas na manteiga. Use esta base para fazer sopa cremosa, acrescentando caldo de galinha. O importante é que seja bem temperado e que seja verde, bem verde.
Se quiser, ignore o feijão e a manteiga para cobrir que ficará bom do mesmo jeito |
Purê de mandioca com folhas de feijão mangalô
Meia xícara de mandioca cozida e picada
1 xícara de leite
1/2 xícara de folhas cozidas de feijão mangalô (orelha-de-padre ou lablab)
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa - uma pra dourar o cominho e outra pra decorar
1/4 de colher (chá) de grãos de cominho
1/2 colher (chá) de cúrcuma (açafrão da terra)
Sal a gosto
Grãos de feijão mangalô verde cozidos por 10 minutos (pode ser junto com as folhas)
Bata no liquidificador a mandioca cozida com o leite e as folhas (separe os grãos).
Aqueça metade da manteiga com o cominho. Quando começar a pipocar, junte a cúrcuma. Acrescente a mandioca batida com as folhas. Tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe ferver dois minutos.
Passe para um prato de servir, espalhe por cima o restante da manteiga derretida e os grãos de feijão cozidos. Sirva com peixe frito ou assado.
Rende: 4 porções