Quantcast
Channel: come-se
Viewing all articles
Browse latest Browse all 946

Como plantar abacaxi: não jogue fora a coroa

$
0
0
Nos últimos dias, muitos abacaxis pra descascar. A sorte é que sempre nos sobra uma polpa ácida porém doce, suculenta, perfumada. No fim, dá tudo certo. Vão-se as folhas espinhudas, fica o cerne bom.

Às vezes é preciso botar a mão no espinho, plantar espinhos, colher espinhos,  para, por fim, conhecer e merecer a fruta.

Não sei se comercialmente é assim que se plantam abacaxis. Também não me é importante saber disso agora quando o que tenho são coroas poucas de abacaxis comprados ou colhidos.  Quem me mostrou o jeito certo de fazer foi meu amigo Rodrigo. Antes eu simplesmente enfiava na terra a coroa do abacaxi ainda com restos de polpa e de folhas velhas, pequenas, secas.

Ele me mostrou que deveria cortar o talo da coroa bem rente e ir despetalando ao redor para descobrir as raízes embrionárias. Aos poucos elas vão surgindo em pontinhos.  Aí, basta deixar mergulhada esta base em água para em poucos dias as raízes crescerem. Então, passe para a terra. O estágio na água é desnecessário, mas apressa o surgimento das raízes.

Tudo bem que vai demorar muito para você colher abacaxis. Mas vá plantando e um dia colherá, especialmente se tiver um sítio ou uma horta comunitária por perto. Ou plante no vaso. Se não colher abacaxis, ao menos terá uma bela bromélia de enfeite.

Pode fazer o mesmo com ananás, o abacaxi silvestre, com abacaxizão ou abacaxizinho ornamental. Tudo igual.

Coroa do ananás - o abacaxi silvestre, mais espinhudo
Abacaxi do mercado e abacaxizinho ornamental 



Viewing all articles
Browse latest Browse all 946