Respondendo à charada
do último post, é jaca verde. E desta vez estava fácil, pois a maioria acertou. Bem, pelo menos dois dos que responderam, Osmar e Guilherme, puderam provar o ingrediente na "feijoada" feita no sítio. E talvez mais uma pessoa que não assinou. Ana? Mas também teve resposta como champedaque ou fruta-pão, ambas da mesma família.
A foto mostra simplesmente uma jaca verde cozida e fatiada, pronta pra entrar no feijão.
Quem já comeu jaca verde (e aqui mesmo no Come-se há algumas receitas), sabe que ela, depois de cozida, tem textura de carne e pode se fantasiar de peixe e frango.
|
No feijão do sítio, juntei rodelas de cenoura e, na hora de servir, páprica defumada frita no azeite. |
A ideia de colocar no feijão, e outras pessoas já devem ter feito o mesmo, veio quando tive que improvisar uma alternativa num almoço em que o prato principal era frango e entre os amigos havia dois vegetarianos. Aproveitei que havia colhido algumas jacas verdes na calçada de uma vizinha e juntei os pedaços ao feijão preto. Servi com arroz integral, salada de couve e farofa. Claro, não é uma feijoada, é só um feijão preto com jaca verde. Então, se vai com a boca ao prato tentando encontrar aquele delicioso sabor de carnes defumadas, esqueça, vai se decepcionar. Mas se tiver curiosidade e abertura para novas descobertas no mundo vegetal e, principalmente, se não estiver buscando na jaca um substituto perfeito para a carne, poderá se surpreender com o sabor algo adocicado, a textura das fibras macias como carne seca, e a coloração rosada como lombinho. No fim, vegetarianos e carnívoros comeram o feijão e aprovaram.
|
Na rua de casa |
Já mostrei pratos com jaca verde
aqui e
ali.
Como preparar a jaca: escolha jacas verdes do tamanho de chuchus ou, no máximo, de abacaxis. Cozinhe com casca, cortadas em quartos (besunte os utensílios com óleo antes de cortar, para a seiva não aderir) ou inteira. Se cortadas, em cerca de 25 ou 30 minutos estarão macias. Gosto de cozinhar inteira e, neste caso, poderá levar até 1 hora, coberta com água. Escorra, corte fora as cascas e pique a polpa, que poderá ser usada como qualquer outro legume ou em moquecas, recheios, saladas etc. Veja mais detalhadamente
neste post.
Jaca verde com feijão preto |
A jaca verde pode ser cozida inteira ou em pedaços |
|
Depois de cozida deve ser picada e fervida com temperos e caldo de feijão |
|
Nesta, não usei cenoura e a páprica, só adicionei ao tempero |
Cozinhe o feijão preto como de costume, com folhas de louro, mas desligue o fogo enquanto ainda tem bastante caldo e os grãos não estejam completamente cozidos. Reserve. Numa panela à parte, refogue alho e cebola em óleo, junte pimentão de duas cores cortados em quadradinhos e refogue. Junte a jaca cozida cortada em pedaços, sal, cebolinha picada e, se tiver, páprica picante defumada à gosto. Cubra com caldo do feijão e deixe ferver por cerca de 10 minutos para a jaca pegar gosto. Junte todo o feijão cozido com o restante do caldo e deixe cozinhar até o caldo engrossar. Prove o tempero e corrija, se necessário. Sirva como qualquer outro feijão: com arroz, farinha, banana, laranja ou ao seu gosto.