Essas gominhas são inspiradas nos pichi-pichi, docinhos das Filipinas, que já publiquei aqui. Porém, em vez de usar polvilho de mandioca, usei a própria mandioca puba (macaxeira - aipim, mandioca mansa - deixada de molho em água por uma semana em temperatura ambiente, coberta com pano, sem trocar a água). E em vez de coco, cobri com polvilho doce, pra dar uma cara de mochi.
Gominhas de puba com capim santo
Bata no liquidificador 200 ml de leite de coco com 20 folhas de capim santo bem picadas. Coe num pano e volte para o liquidificador com 250 g de mandioca puba . Junte 150 g de açúcar cristal orgânica e bata tudo até ficar um creme lisinho como uma vitamina de abacate. Unte com óleo de girassol 20 forminhas - veja a foto - e coloque a mistura, sem preencher totalmente. Cozinhe no vapor por cerca de 15 minutos ou até que os bolinhos fiquem translúcidos. Espere amornar, desenforme e passe em polvilho peneirado - se quiser, pode usar coco fresco ralado.
A mandioca parece fresca, mas está fermentada, meio amolecida. Aqui, folhas de pândano. Mas fiz também com capim santo, que dá mais sabor. |
Se quiser, pode usar formas de idli - uma forma de vapor própria para cozinhar bolinhos indianos de arroz |
Se não estiver usando a panela para idli, use pano entre a tampa e a panela para absorver o vapor |
Cesta de bambu para cozimento a vapor pode ser usada - ou use cuscuzeira |
Se quiser, quando desenformar, feche as bordas, apertando com os dedos para fechar e fazer umas bolinhas |